Anúncios de oportunidade no marketing: estratégias e melhores práticas

Não é de hoje que os anúncios de oportunidade têm um papel considerável no marketing e na publicidade. Eles são uma estratégia eficaz para ganhar a atenção do público e impulsionar vendas. São várias campanhas criadas aproveitando acontecimentos e datas importantes a fim de criar identificação com públicos específicos. A seguir você vai conhecer um pouco mais sobre essa prática, suas vantagens e como implementá-las.

O que são anúncios de oportunidade?

Os anúncios de oportunidade são campanhas publicitárias que aproveitam datas comemorativas, eventos sazonais ou acontecimentos inesperados para promover produtos ou serviços. A maioria desses anúncios são estratégicos, com vida útil muito curta e que demandam um pensamento rápido por parte do marketing de empresas para aproveitar o contexto e aumentar a relevância e o engajamento.

A história e a relevância dos anúncios de oportunidade

Os anúncios de oportunidade não são uma novidade no mundo do marketing. Na verdade eles têm sido utilizados desde o início da publicidade moderna pelas marcas para aproveitarem datas comemorativas e eventos especiais para criar campanhas memoráveis. Esses anúncios ganham relevância pela sua capacidade de conectar empresas a momentos importantes na vida dos consumidores, gerando maior impacto e engajamento.

Exemplos práticos de anúncios de oportunidade

Exemplo Positivo

Concessionária Recreio – Copa do Mundo 2014

Quem não se lembra desse dia, não é mesmo? O Brasil era eliminado da Copa do Mundo de futebol após sofrer a maior goleada da sua história. O fim do mundo para muitos apaixonados por futebol (pelo menos para os brasileiros) também foi uma oportunidade para a concessionária que, com muito bom humor, soltou o seguinte anúncio.

Exemplos Negativos

Pepsi – Anúncio com Kendall Jenner

Em 2017, querendo surfar na série de protestos por justiça social que acontecia nos EUA, a Pepsi lançou um filme com Kendall Jenner que foi amplamente criticado por banalizar causas sérias. O destaque é que não se tratava apenas de um anúncio, mas de uma campanha que seria usada globalmente. A marca se desculpou e tirou o filme do ar.

Outros exemplos

Os casos anteriores usam de acontecimentos e eventos que chamam a atenção por serem algo de caráter único, ou seja, não é o tipo de coisa programada ou que se repete constantemente, mas outro campo em que os anúncios de oportunidade ganham destaque é com datas comemorativas.

Exemplos de anúncios com datas comemorativas

Imobiliária Prado Gonçalves – Dia do Corretor

Para comemorar o Dia do Corretor, a imobiliária Prado Gonçalves soltou esse anúncio colocando o profissional em lugar de destaque no mercado e enaltecendo a importância do seu trabalho para o país.

John Lewis – Natal

A John Lewis é uma renomada rede britânica de lojas de departamentos. Apesar de aqui termos apenas um comercial para o Natal, a loja é bastante conhecida por todo ano ter um vídeo emocionante sobre essa data, uma verdadeira tradição.

Ok, esses foram dois exemplos positivos, mas também existem os casos em que as empresas erraram o tom. 

Um bom exemplo disso foi o que uma agência fez para o Dia do Cliente. Eles resolveram comemorar essa data homenageando o cliente com uma paródia da música “Por Você”, do Barão Vermelho.

Por mais que os clientes possam adorar a ideia já que ela mostra a dedicação da agência, muitos profissionais da área discordaram, achando o material como algo artificial além de não ser a postura considerada ideal diante de pedidos que clientes costumam fazer para esse tipo de empresa. Como cada um tem a sua opinião, nesse caso eu concordo com o segundo grupo.

Outro exemplo que posso citar aqui e esse é dos mais comuns. Dessa vez eu não vou citar marca nenhuma porque você com certeza já viu acontecer é o que muitas empresas fazem no Dia Internacional da Mulher. 

Essa data trata sobre a luta que muitas mulheres tiverem (e têm até hoje) por direitos e oportunidades iguais. Nesse dia, cabe às empresas desenvolver ações e iniciativas que potencializem o destaque da mulher. Em alguns casos celebrar as mulheres que ocupam cargos de destaque entre a equipe de funcionários também é válido, mas o que é mais comum de acontecer, e você com certeza já viu por aí, é a distribuição de rosas.

Não quer dizer que as empresas que fazem isso sejam más, as vilãs ou qualquer coisa do tipo, mas o discurso adotado por elas para essa data não está alinhado ao que ela de fato representa e coisas assim tem cada vez menos espaço no mercado.

Datas comemorativas e a publicidade

Existem também as datas comemorativas com forte apelo comercial. Nesse caso, a maioria delas não fala apenas com um nicho específico ou pequeno, mas abrangem a maior parte ou até mesmo toda a população. Com datas comemorativas como essas as empresas aproveitam a ocasião para colocar a sua marca em destaque, promover seus produtos e até mesmo realizar promoções.

Principais datas comemorativas no Brasil

As datas comemorativas são oportunidades ideais para criar campanhas de marketing. No Brasil, algumas das principais datas incluem:

Data ComemorativaMês
CarnavalFevereiro
Dia das MãesMaio
Dia dos NamoradosJunho
Dia dos PaisAgosto
Dia das CriançasOutubro
Black FridayNovembro
NatalDezembro

Quando adotar anúncios de oportunidade

Apesar de serem uma ótima oportunidade para divulgação e vendas, algumas questões devem ser consideradas antes de usar os anúncios de oportunidade. Lembre-se do exemplo do Dia da Mulher citado anteriormente. Apesar de uma data que fala com todas as mulheres, a maneira como as empresas se portam em relação às questões que esse dia levanta é o que mostra se ela tem algo importante a dizer sobre isso. 

No geral, os anúncios de oportunidade devem ser adotados pelas empresas quando:

  1. Relevância: a data ou evento é relevante para o público-alvo da marca.
  2. Autenticidade: a campanha pode ser desenvolvida de maneira autêntica, sem parecer oportunista.
  3. Capacidade de execução: a empresa tem recursos e tempo para criar uma campanha impactante.

Boas práticas para anúncios de oportunidade

  1. Planejamento antecipado: identifique datas e eventos relevantes com antecedência.
  2. Consistência de marca: certifique-se de que a campanha esteja alinhada com os valores e a mensagem da marca.
  3. Autenticidade: seja genuíno e respeitoso ao abordar temas sensíveis.
  4. Engajamento: crie campanhas interativas e que incentivem o engajamento do público.
  5. Monitoramento e ajuste: acompanhe o desempenho da campanha e esteja preparado para fazer ajustes, se necessário.

A importância de uma estratégia sólida

É uma estratégia de marketing bem elaborada que vai dar a base que a sua empresa precisa para ter os melhores resultados ao lançar anúncios de oportunidade. Para ajudar nisso, as agências de marketing desempenham um papel fundamental, ajudando a identificar datas relevantes para serem usadas e desenvolvendo campanhas para cada uma delas.

Com os anúncios de oportunidade a sua empresa tem uma ferramenta poderosa para impulsionar a sua marca, aumentando a visibilidade, gerando engajamento e novas vendas. Quando você alia isso com um planejamento sólido, autenticidade no discurso e uma estratégia bem desenhada, os resultados são potencializados ao máximo. Para saber mais sobre como criar campanhas eficazes e oportunas, que tal uma conversa com a gente?